ProduçõesTeses e DissertaçõesHISTÓRIA DO CEADA/MS: INTEGRAÇÃO DOS SURDOS E/OU PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA (1984 – 1989)
HISTÓRIA DO CEADA/MS: INTEGRAÇÃO DOS SURDOS E/OU PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA (1984 – 1989)
7 de junho de 2023
Por: liaconstantinoc@gmail.com
AUTORA: Géshica Rodrigues Bernardo
RESUMO A presente dissertação investigou parte da história da instituição especializada Centro Estadual de Atendimento ao Deficiente da Audiocomunicação – CEADA/MS, desde de sua criação em 1984 até o ano de 1989, em que foi estabelecido a Lei n. 7.853/89 que determinava a integração dos estudantes com deficiência na Rede Estadual de Ensino. Com base nesta perspectiva, a metodologia utilizada para o desenvolvimento desse trabalho se deu por meio de entrevistas orais e fontes documentais, utilizando como referência teórica tais autores: Albres; Gesser; Salles; Vilhalva; Gianotto; (Ensino do surdo e/ou pessoa com deficiência auditiva), Bueno; Neres; Guimarães; Cesco; Belato; (História da Educação Especial em Mato Grosso do Sul na década de 1980), Saviani; Petitat; Sanfelice; Buffa; Nosella (História das Instituições de Ensino). O objetivo da pesquisa é de verificar como o CEADA contribui com o processo de normalização/integração dos estudantes surdos e/ou pessoas com deficiência auditiva na década de 1980 em Campo Grande/MS. A referida pesquisa ainda irá contribuir com o acervo do “Projeto Pioneiros”, em que professora Doutora Celi Corrêa Neres1 é integrante, cujo objetivo do programa é mapear no Brasil, instituições, pessoas e práticas que contribuíram para o estabelecimento do campo da Educação Especial. Palavras-Chaves: História do CEADA; surdo; pessoa com deficiência auditiva; Normalização; Integração; Educação Especial.
HISTÓRIA DO CEADA/MS: INTEGRAÇÃO DOS SURDOS E/OU PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA (1984 – 1989)
AUTORA: Géshica Rodrigues Bernardo
RESUMO
A presente dissertação investigou parte da história da instituição especializada Centro Estadual
de Atendimento ao Deficiente da Audiocomunicação – CEADA/MS, desde de sua criação em
1984 até o ano de 1989, em que foi estabelecido a Lei n. 7.853/89 que determinava a integração
dos estudantes com deficiência na Rede Estadual de Ensino. Com base nesta perspectiva, a
metodologia utilizada para o desenvolvimento desse trabalho se deu por meio de entrevistas
orais e fontes documentais, utilizando como referência teórica tais autores: Albres; Gesser;
Salles; Vilhalva; Gianotto; (Ensino do surdo e/ou pessoa com deficiência auditiva), Bueno;
Neres; Guimarães; Cesco; Belato; (História da Educação Especial em Mato Grosso do Sul na
década de 1980), Saviani; Petitat; Sanfelice; Buffa; Nosella (História das Instituições de
Ensino). O objetivo da pesquisa é de verificar como o CEADA contribui com o processo de
normalização/integração dos estudantes surdos e/ou pessoas com deficiência auditiva na década
de 1980 em Campo Grande/MS. A referida pesquisa ainda irá contribuir com o acervo do
“Projeto Pioneiros”, em que professora Doutora Celi Corrêa Neres1
é integrante, cujo objetivo
do programa é mapear no Brasil, instituições, pessoas e práticas que contribuíram para o
estabelecimento do campo da Educação Especial.
Palavras-Chaves: História do CEADA; surdo; pessoa com deficiência auditiva; Normalização;
Integração; Educação Especial.