Maria Aparecida Lemes Reis (Cida Reis) é professora aposentada da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (MS). Nasceu em 13 de janeiro de 1949, no município de Campanha, sul do estado de Minas Gerais. Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Dom Aquino de Filosofia, Ciências e Letras, de Campo Grande, Mato Grosso (MT). Licenciada em Geografia pelo Centro Universitário de Aquidauana/CEUA, Universidade Estadual de Mato Grosso (UEMT). Especialização em Metodologia do Ensino Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso (MT). Habilitação em Magistério para Deficientes Mentais, Faculdade Auxilium de Filosofia, Ciências e Letras de Lins, Lins, São Paulo (SP). Especialização em Análise Ocupacional para a área de Deficiência Auditiva – DERDIC- PUC/SP. Cumpre destacar que, na educação especial, a trajetória da professora Maria Aparecida Lemes Reis não foi acadêmica, mas de ações e práticas nessa área desde o início de sua formação e atuação profissional. Em 1968, quando cursava o primeiro ano do magistério em sua terra natal, já despontava o desejo de iniciar uma experiência na área de educação, tendo sua primeira experiência como voluntária naquele município, no Centro de Organização Neurológica “Raio de Sol” da Associação Mineira de Assistência aos Excepcionais que atendia crianças, em sua maioria, crianças com Síndrome de Down, permanecendo nela como voluntária, até o final de 1969. Em 1970, mudou-se para Aquidauana, no então sul do estado de Mato Grosso, quando concluiu o curso de magistério e ingressou como professora na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso. No ano seguinte, iniciou sua formação em Pedagogia, e posteriormente deu prosseguimento em sua formação, com ênfase na área da educação especial. No período entre 1970 a 1971 atuou como professora de 4a série do 1o Grau em escola da Rede Estadual em Aquidauana. Nos anos de 1973 e 1974 atuou como Coordenadora Pedagógica da Delegacia Regional de Educação e Cultura de Aquidauana. No período de 1974 a 1976 participou de cursos promovidos pela Secretaria de Educação e Cultura de Mato Grosso, em Cuiabá com temas referentes ao currículo e supervisão, classes especiais, utilização do Livro Didático para o Ensino Fundamental – PLIDEF. De 1975 a 1976 assumiu a Supervisão da Equipe Intermediária da Delegacia Regional de Educação e Cultura de Aquidauana quando participou, em Cuiabá – MT, de um curso para professores para criação de classes especiais que em seguida, culminou na implantação do “Projeto de criação de Classes Especiais” nos municípios vizinhos sul-mato-grossenses de Aquidauana e Anastácio. Nessa função realizou supervisão de professores das primeiras séries desses municípios. A partir das necessidades dos alunos relatadas pelos professores, implantou o caderno “volante” que consistia em um caderno que cada professora recebia, e diariamente um aluno (seguindo a ordem numérica dos nomes do diário de classe) escrevia nele, as atividades desenvolvidas pela professora. Nas visitas realizadas mensalmente às escolas, com a leitura do caderno “volante”, fazia o levantamento das dificuldades dos alunos e dos professores para atuar com os alunos, visando direcionar as futuras ações a serem realizadas como também acompanhar a evolução do trabalho desenvolvido pelos professores em salas de aula. De 1977 a 1979 atuou como Coordenadora pedagógica e assessora de relações estudantis do curso Técnico em Agropecuário do Centro de Educação Rural de Aquidauana – CERA. Em 1980, já no criado estado de Mato Grosso do Sul (MS), assumiu função como técnica na equipe da Educação Especial, na Coordenadoria de Educação da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS). De 1981 a 1983, com a criação da Diretoria de Educação Especial, da SED/MS, atuou como Coordenadora do Núcleo de Atendimento Especializado às Escolas do Ensino Regular, nessa Diretoria. No período de 1983 a 1987, na função de Diretora da Diretoria de Educação Especial, da SED/MS, contribuiu como gestora na implantação e implementação de ações da educação especial no estado de MS, ampliando o leque das ações pioneiras desenvolvidas na educação especial no sul de Mato Grosso, desde meados da década de 1970. A partir de 1987 atuou nas seguintes funções e instituições: Coordenadora Estadual de Educação Profissional da Federação das Apaes de Mato Grosso do Sul (FEAPAEs/MS), sendo: 1) colocação do deficiente auditivo no mercado de trabalho competitivo no Centro Estadual de Atendimento ao Deficiente da Audiocomunicação (CEADA), em Campo Grande (1987 a 1992); 2) Coordenadora do Projeto de Integração da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho no CEADA, em Campo Grande (1993 a 1998); 3) Elaborou e acompanhou o desenvolvimento do “Projeto de Capacitação em Agricultura Natural para APAEs de Mato Grosso do Sul” (1999 a 2021), no Centro de Educação Especial Girassol – CEDEG APAE Campo Grande (MS). Em 2020, na FEAPAEs/MS, assumiu a coordenação da aplicação do questionário da pesquisa “Pessoas com Deficiência e COVID-19: construção de conhecimento, redes de acompanhamento, cuidados e prevenção”, de responsabilidade do pesquisador Prof. Dr. Éverton Luís Pereira, da Faculdade de Ciências da Saúde, da Universidade de Brasília – UnB. Ainda em 2020, passou a exercer na FEAPAEs/MS a coordenação técnica da ação “Envelhecimento da pessoa com deficiência intelectual e múltipla”, elaborada pela Federação Nacional das APAEs. O registro de cinco décadas de efetiva trajetória profissional da Professora Maria Aparecida Lemes Reis no desenvolvimento de ações para a educação especial desde os tempos de então sul de Mato Grosso, marca a relevância e pioneirismo do seu trabalho na educação especial no estado de Mato Grosso do Sul e no Brasil.
Referências:
REIS, Maria Aparecida Lemes. Entrevista realizada por WhatsApp, nos dias 2 e 3 de julho de 2020. Entrevistadora Nesdete Mesquita Corrêa.
AUTORA:
Nesdete Mesquita Corrêa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS
Maria Aparecida Lemes Reis
Maria Aparecida Lemes Reis (Cida Reis) é professora aposentada da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (MS). Nasceu em 13 de janeiro de 1949, no município de Campanha, sul do estado de Minas Gerais. Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Dom Aquino de Filosofia, Ciências e Letras, de Campo Grande, Mato Grosso (MT). Licenciada em Geografia pelo Centro Universitário de Aquidauana/CEUA, Universidade Estadual de Mato Grosso (UEMT). Especialização em Metodologia do Ensino Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso (MT). Habilitação em Magistério para Deficientes Mentais, Faculdade Auxilium de Filosofia, Ciências e Letras de Lins, Lins, São Paulo (SP). Especialização em Análise Ocupacional para a área de Deficiência Auditiva – DERDIC- PUC/SP. Cumpre destacar que, na educação especial, a trajetória da professora Maria Aparecida Lemes Reis não foi acadêmica, mas de ações e práticas nessa área desde o início de sua formação e atuação profissional. Em 1968, quando cursava o primeiro ano do magistério em sua terra natal, já despontava o desejo de iniciar uma experiência na área de educação, tendo sua primeira experiência como voluntária naquele município, no Centro de Organização Neurológica “Raio de Sol” da Associação Mineira de Assistência aos Excepcionais que atendia crianças, em sua maioria, crianças com Síndrome de Down, permanecendo nela como voluntária, até o final de 1969. Em 1970, mudou-se para Aquidauana, no então sul do estado de Mato Grosso, quando concluiu o curso de magistério e ingressou como professora na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso. No ano seguinte, iniciou sua formação em Pedagogia, e posteriormente deu prosseguimento em sua formação, com ênfase na área da educação especial. No período entre 1970 a 1971 atuou como professora de 4a série do 1o Grau em escola da Rede Estadual em Aquidauana. Nos anos de 1973 e 1974 atuou como Coordenadora Pedagógica da Delegacia Regional de Educação e Cultura de Aquidauana. No período de 1974 a 1976 participou de cursos promovidos pela Secretaria de Educação e Cultura de Mato Grosso, em Cuiabá com temas referentes ao currículo e supervisão, classes especiais, utilização do Livro Didático para o Ensino Fundamental – PLIDEF. De 1975 a 1976 assumiu a Supervisão da Equipe Intermediária da Delegacia Regional de Educação e Cultura de Aquidauana quando participou, em Cuiabá – MT, de um curso para professores para criação de classes especiais que em seguida, culminou na implantação do “Projeto de criação de Classes Especiais” nos municípios vizinhos sul-mato-grossenses de Aquidauana e Anastácio. Nessa função realizou supervisão de professores das primeiras séries desses municípios. A partir das necessidades dos alunos relatadas pelos professores, implantou o caderno “volante” que consistia em um caderno que cada professora recebia, e diariamente um aluno (seguindo a ordem numérica dos nomes do diário de classe) escrevia nele, as atividades desenvolvidas pela professora. Nas visitas realizadas mensalmente às escolas, com a leitura do caderno “volante”, fazia o levantamento das dificuldades dos alunos e dos professores para atuar com os alunos, visando direcionar as futuras ações a serem realizadas como também acompanhar a evolução do trabalho desenvolvido pelos professores em salas de aula. De 1977 a 1979 atuou como Coordenadora pedagógica e assessora de relações estudantis do curso Técnico em Agropecuário do Centro de Educação Rural de Aquidauana – CERA. Em 1980, já no criado estado de Mato Grosso do Sul (MS), assumiu função como técnica na equipe da Educação Especial, na Coordenadoria de Educação da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS). De 1981 a 1983, com a criação da Diretoria de Educação Especial, da SED/MS, atuou como Coordenadora do Núcleo de Atendimento Especializado às Escolas do Ensino Regular, nessa Diretoria. No período de 1983 a 1987, na função de Diretora da Diretoria de Educação Especial, da SED/MS, contribuiu como gestora na implantação e implementação de ações da educação especial no estado de MS, ampliando o leque das ações pioneiras desenvolvidas na educação especial no sul de Mato Grosso, desde meados da década de 1970. A partir de 1987 atuou nas seguintes funções e instituições: Coordenadora Estadual de Educação Profissional da Federação das Apaes de Mato Grosso do Sul (FEAPAEs/MS), sendo: 1) colocação do deficiente auditivo no mercado de trabalho competitivo no Centro Estadual de Atendimento ao Deficiente da Audiocomunicação (CEADA), em Campo Grande (1987 a 1992); 2) Coordenadora do Projeto de Integração da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho no CEADA, em Campo Grande (1993 a 1998); 3) Elaborou e acompanhou o desenvolvimento do “Projeto de Capacitação em Agricultura Natural para APAEs de Mato Grosso do Sul” (1999 a 2021), no Centro de Educação Especial Girassol – CEDEG APAE Campo Grande (MS). Em 2020, na FEAPAEs/MS, assumiu a coordenação da aplicação do questionário da pesquisa “Pessoas com Deficiência e COVID-19: construção de conhecimento, redes de acompanhamento, cuidados e prevenção”, de responsabilidade do pesquisador Prof. Dr. Éverton Luís Pereira, da Faculdade de Ciências da Saúde, da Universidade de Brasília – UnB. Ainda em 2020, passou a exercer na FEAPAEs/MS a coordenação técnica da ação “Envelhecimento da pessoa com deficiência intelectual e múltipla”, elaborada pela Federação Nacional das APAEs. O registro de cinco décadas de efetiva trajetória profissional da Professora Maria Aparecida Lemes Reis no desenvolvimento de ações para a educação especial desde os tempos de então sul de Mato Grosso, marca a relevância e pioneirismo do seu trabalho na educação especial no estado de Mato Grosso do Sul e no Brasil.
Referências:
REIS, Maria Aparecida Lemes. Entrevista realizada por WhatsApp, nos dias 2 e 3 de julho de 2020. Entrevistadora Nesdete Mesquita Corrêa.
AUTORA:
Nesdete Mesquita Corrêa
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS