ProduçõesArtigoI Congresso Internacional de Pedagogia dos deficientes: o Brasil na terra de Pestalozzi
I Congresso Internacional de Pedagogia dos deficientes: o Brasil na terra de Pestalozzi
13 de fevereiro de 2023
Por: liaconstantinoc@gmail.com
Autores: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Justino Magalhães Universidade de Lisboa (Portugal)
Um artigo que discute a interlocução entre as ideias sobre Educação Especial disseminadas no Brasil e a produção científica estrangeira. Mônica C. M. Kassar e Justino Magalhães tomam como referência a participação de Thiago Würth no I Congresso Internacional da Criança Deficiente, realizado em 1939 na cidade de Genebra, Suíça. Os autores exploram as atas oficiais do Congresso e dois relatos elaborados pelo representante brasileiro, sendo que o primeiro documento foi localizado na biblioteca da Vrije Universiteit em Amsterdam, Holanda, e os outros na biblioteca particular de Helena Antipoff,na cidade de Ibirité, Minas Gerais, Brasil. É interessante perceber como no início do século XX, os pesquisadores de diferentes nacionalidades realizavam um intercâmbio de ideias sobre a deficiência, a partir dos padrões da época. De acordo com os autores, a educação das crianças anormais se constituiu como campo de atenção da educação escolar, entendida como instrução pública.
I Congresso Internacional de Pedagogia dos deficientes: o Brasil na terra de Pestalozzi
Autores:
Mônica de Carvalho Magalhães Kassar
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Justino Magalhães
Universidade de Lisboa (Portugal)
Um artigo que discute a interlocução entre as ideias sobre Educação Especial disseminadas no Brasil e a produção científica estrangeira. Mônica C. M. Kassar e Justino Magalhães tomam como referência a participação de Thiago Würth no I Congresso Internacional da Criança Deficiente, realizado em 1939 na cidade de Genebra, Suíça.
Os autores exploram as atas oficiais do Congresso e dois relatos elaborados pelo representante brasileiro, sendo que o primeiro documento foi localizado na biblioteca da Vrije Universiteit em Amsterdam, Holanda, e os outros na biblioteca particular de Helena Antipoff,na cidade de Ibirité, Minas Gerais, Brasil.
É interessante perceber como no início do século XX, os pesquisadores de diferentes nacionalidades realizavam um intercâmbio de ideias sobre a deficiência, a partir dos padrões da época. De acordo com os autores, a educação das crianças anormais se constituiu como campo de atenção da educação escolar, entendida como instrução pública.
Artigo disponível em:
Português: https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/67574/35037
English: https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/67574/35038