Eliza Emília Cesco

9 de setembro de 2022 Por: Bárbara Matoso

Eliza Emília Cesco nasceu em Campo Grande, em 6 de janeiro de 1942, possui Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdade Dom Aquino de Filosofia Ciências e Letras, Especialização em Supervisão Escolar pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora aposentada da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), e conselheira titular do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul (CEE/MS), onde foi presidente da casa entre 2001 e 2002. Tem experiência na área de educação, com ênfase em educação especial, políticas públicas, educação superior e avaliação institucional, compõe o Grupo de Pesquisa Educação Especial e o Grupo de Pesquisa Educação, Cultura e Diversidade. Após a conclusão do curso superior, ingressou no corpo docente do Curso de Pedagogia, das Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (FUCMAT), instituição onde se formou e que deu origem a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Também atuou no Departamento de Psicologia e Psiquiatria do Instituto de Ciências Biológicas de Campo Grande, que deu origem à atual Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), como assistente do Professor Doutor Luiz Salvador de Miranda e Sá, psiquiatra. Ainda, exerceu a função de Supervisora na Rede Municipal de Ensino (REME) e de Coordenadora Pedagógica no Centro Educacional Lúcia Martins Coelho, da Rede Estadual de Ensino (REE).  Em 1970, deixou Campo Grande para cursar o mestrado na UFRJ. De volta à Campo Grande, em 1980, retomou a docência na educação superior, na FUCMAT, bem como assumiu, na Associação Pestalozzi, um cargo técnico voltado para a orientação do setor de estimulação precoce, depois passou a fazer parte da diretoria, em regime de voluntariado.  Em 1981, compôs, como representante da FUCMAT, o Grupo de Trabalho (GT) (Decreto nº 915, de 24 de fevereiro de 1981) destinado a estruturar a educação especial no Sistema Estadual de Ensino do estado de Mato Grosso do Sul. No Decreto nº 915/1981, constava que, concluídos os trabalhos do GT, o Relatório seria encaminhado ao CEE/MS, como subsídio para que a casa elaborasse normas próprias sobre a educação especial.   Dentre as conclusões do Relatório do Grupo de Trabalho, constou a orientação para criação da Diretoria de Educação Especial (DEE), dentro da estrutura da Coordenadoria Geral de Educação (CGE) da Secretaria de Estado de Educação (SED), e Cesco foi nomeada para como gestora da Diretoria em 24 de setembro de 1981, onde atuou até 24 de março de 1983. Após esse período, assumiu a gestão da CGE, deixando a Coordenadoria para atuar como Secretária Adjunta de Educação e, seguindo sua trajetória, aceitou a coordenação do Centro de Assistência Médica Psicopedagógica e Social – CRAMPS. Posteriormente, Cesco atuou, no período de 1991 a 1994, na Assessoria de Gabinete da Secretaria de Educação. Acerca da produção científica na área da educação, constata-se, conforme currículo lattes, que a professora Eliza Cesco participou de aproximadamente 11 (onze) Comissões e Consultorias no Conselho Estadual de Educação, dentre as funções mais relevantes, destacam-se a atuação na área da educação especial, em: 04/2010 – 10/2010 – Como Presidente da Comissão Especial para Elaboração da Norma que dispõe sobre o Atendimento Educacional Especializado no Sistema Estadual de Ensino em atendimento a Resolução CNE/CEB nº 4/2009; e 07/2011 – Atualmente Presidente da Comissão de Estudo, Acompanhamento e Proposição de Normas de Regulação da Educação Especial. Na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, além da docência, também tem participação ativa dentro dos Conselhos, Comissões e Consultorias da Pró Reitoria de Ensino com 25 (vinte e cinco) nomeações, mais uma vez ressalta-se sua participação na área da educação especial:   10/2004 – 02/2005 – como Presidente da Comissão de estudos para criação de instância administrativa na UEMS, para coordenar a definição e a efetivação de uma política de inclusão das pessoas com deficiência; 09/2005 – 02/2006 – como Presidente da Comissão para elaboração do projeto de implantação de uma política de inclusão da pessoa com deficiência, no âmbito da UEMS; e 06/2008 – 10/2008 – como Membro da Comissão para elaboração do Projeto Pedagógico do Curso de Pós-Graduação lato sensu em Educação Especial da UEMS. Ao longo de sua carreira profissional, Cesco participou de aproximadamente: 150 (cento e cinquenta) eventos e congressos; 47 (quarenta e sete) Bancas e Trabalhos de Conclusão de Curso – orientação em Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização – Orientação Trabalho de conclusão de curso de graduação; 27 (vinte e sete) produções técnicas – Assessoria e consultoria e Trabalhos técnicos. Além dessas participações, publicou resumos em anais de congressos, fez apresentações de trabalho e publicou capítulos em livros, com relevância para o texto “EDUCAÇÃO ESPECIAL EM MATO GROSSO DO SUL: A Constituição das Políticas Públicas” no livro Instituições e sujeitos – Saberes e Poderes de 2018, sob a organização de Antônio Carlos do Nascimento Osório. Com toda essa produção técnica e bibliográfica, além de sua história de vida, atuação na docência e militância na área da educação e da educação especial, Eliza Emília Cesco foi homenageada com 20 (vinte) prêmios e títulos ao longo da trajetória e pode ser considerada inegavelmente uma Pioneira da Educação Especial no Mato Grosso do Sul e do Brasil.

Referências:

Conselheira Eliza Emilia Cesco

MATO GROSSO DO SUL. Decreto nº 915 de 24 de fevereiro de 1981 (1981a). Cria o
Grupo de Trabalho para estruturar o Sistema de Educação Especial. Disponível em: <
https://www.spdo.ms.gov.br/diariodoe/Index/Download/DO536_25_02_1981>. acesso em: 07
mar. 2020.

Decreto nº 1.231 de 23 de setembro de 1981 (1981b). Estabelece a competência, aprova a estrutura básica da Secretaria de Educação (SE-MS) e dá outras providências. Disponível em: <https://www.spdo.ms.gov.br/diariodoe/Index/Download/DO678_24_09_1981>. acesso em: 07 mar. 2020.

Deliberação CEE/MS n° 261, de 26 de março de 1982. Normatiza a Educação
Especial. Disponível em:
<https://www.spdo.ms.gov.br/diariodoe/Index/Download/DO808_12_04_1982>. acesso em:
19 jan. 2020.

AUTORA:

Janaina de Jesus Fernandes Belato
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

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