ProduçõesArtigoDossiê – A Constituição Do Campo Da Educação Especial No Brasil: Entre Tempos, Lugares E Pessoas
Dossiê – A Constituição Do Campo Da Educação Especial No Brasil: Entre Tempos, Lugares E Pessoas
9 de fevereiro de 2023
Por: liaconstantinoc@gmail.com
Oganização: Adriana Araújo Pereira Borges Universidade Federal de Minas Gerais Fernando César Ferreira Gouvêa Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Apresentamos o Dossiê 2 – “A constituição do campo da Educação Especial no Brasil: entre tempos, lugares e pessoas” publicado na revista “Cadernos de História da Educação” – Qualis A2.
As primeiras ações do que será conhecido, posteriormente, como Educação Especial ocorreram como iniciativas isoladas e praticadas por médicos, a partir do século XVIII. Historiadores da Educação Especial costumam considerar Jean-Luc Gaspard Itard, psiquiatra francês, o pioneiro do campo, por aceitar o desafio de tentar educar Victor, o menino selvagem encontrado na floresta do Aveyron, na França. Os registros da intervenção foram preservados e demonstram as tentativas de educar a criança.
No Brasil, costuma-se considerar que a Educação Especial iniciou seu percurso ainda no Império, com a inauguração do Instituto Nacional dos Surdos-Mudos, atual Instituto Nacional de Educação dos Surdos (INES) e do Imperial Instituto dos Meninos Cegos, denominado desde o início da República, Instituto Benjamim Constant, responsável pela educação das pessoas cegas. No entanto, a História da Educação Especial no Brasil ainda carece ser explorada.
A proposta deste dossiê surgiu a partir da constituição de uma rede de pesquisadores que se organizaram com o objetivo de mapear pessoas, iniciativas, instituições, práticas da Educação Especial, estabelecidas em diferentes regiões do Brasil. O Portal Pioneiros da Educação Especial no Brasil está em fase de conclusão e foi financiado pelo CNPq.
Dessa forma, o dossiê busca contribuir para que os pesquisadores e interessados na Educação Especial tenham acesso a percursos da construção desse campo ainda pouco conhecidos na história da Educação brasileira e que podem auxiliar a esclarecer posições teóricas e práticas contemporâneas.
Dossiê – A Constituição Do Campo Da Educação Especial No Brasil: Entre Tempos, Lugares E Pessoas
Oganização:
Adriana Araújo Pereira Borges
Universidade Federal de Minas Gerais
Fernando César Ferreira Gouvêa
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Apresentamos o Dossiê 2 – “A constituição do campo da Educação Especial no Brasil: entre tempos, lugares e pessoas” publicado na revista “Cadernos de História da Educação” – Qualis A2.
As primeiras ações do que será conhecido, posteriormente, como Educação Especial ocorreram como iniciativas isoladas e praticadas por médicos, a partir do século XVIII. Historiadores da Educação Especial costumam considerar Jean-Luc Gaspard Itard, psiquiatra francês, o pioneiro do campo, por aceitar o desafio de tentar educar Victor, o menino selvagem encontrado na floresta do Aveyron, na França. Os registros da intervenção foram preservados e demonstram as tentativas de educar a criança.
No Brasil, costuma-se considerar que a Educação Especial iniciou seu percurso ainda no Império, com a inauguração do Instituto Nacional dos Surdos-Mudos, atual Instituto Nacional de Educação dos Surdos (INES) e do Imperial Instituto dos Meninos Cegos, denominado desde o início da República, Instituto Benjamim Constant, responsável pela educação das pessoas cegas. No entanto, a História da Educação Especial no Brasil ainda carece ser explorada.
A proposta deste dossiê surgiu a partir da constituição de uma rede de pesquisadores que se organizaram com o objetivo de mapear pessoas, iniciativas, instituições, práticas da Educação Especial, estabelecidas em diferentes regiões do Brasil. O Portal Pioneiros da Educação Especial no Brasil está em fase de conclusão e foi financiado pelo CNPq.
Dessa forma, o dossiê busca contribuir para que os pesquisadores e interessados na Educação Especial tenham acesso a percursos da construção desse campo ainda pouco conhecidos na história da Educação brasileira e que podem auxiliar a esclarecer posições teóricas e práticas contemporâneas.
Apresentação do Dossiê:
Português: https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/67569/35029
English: https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/67569/35030
Link para acesso a revista: https://seer.ufu.br/index.php/che/issue/view/2302