ProduçõesArtigoConstituição da Educação Especial no Brasil: contribuições de Sarah Couto Cesar e Olívia da Silva Pereira
Constituição da Educação Especial no Brasil: contribuições de Sarah Couto Cesar e Olívia da Silva Pereira
14 de fevereiro de 2023
Por: liaconstantinoc@gmail.com
Autoras: Márcia Denise Pletsch Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Getsemane de Freitas Batista Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Leila Lopes de Avila Universidade do Grande Rio
A Educação Especial em uma perspectiva mais recente é debatida a partir de um momento absolutamente fundamental: a criação do CENESP (Centro Nacional de Educação Especial) que centralizou as ações da Educação Especial no nível federal. O objetivo do artigo foi apresentar e discutir o papel de Sarah Couto Cesar, primeira diretora-geral do Cenesp, e de Olívia da Silva Pereira, assessora do órgão, na constituição da Educação Especial brasileira. Para isso, as autoras utilizaram a metodologia da História Oral, a partir da realização de entrevistas com a própria Sarah Couto César (falecida no ano de 2021, vítima da COVID 19), Rosana Glat e Ilza Maria Ferreira Pinto. Segundo as autoras, Márcia Denise Pletsch, Getsemane de Freitas Batista e Leila Lopes de Avila, o papel pioneiro das duas personagens da Educação Especial no Brasil envolveu a formação de recursos humanos, a participação em projetos de pesquisa, a escrita de artigos, a gestão pública da Educação Especial, projetos institucionais e a elaboração de diretrizes políticas.
Constituição da Educação Especial no Brasil: contribuições de Sarah Couto Cesar e Olívia da Silva Pereira
Autoras:
Márcia Denise Pletsch
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Getsemane de Freitas Batista
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Leila Lopes de Avila
Universidade do Grande Rio
A Educação Especial em uma perspectiva mais recente é debatida a partir de um momento absolutamente fundamental: a criação do CENESP (Centro Nacional de Educação Especial) que centralizou as ações da Educação Especial no nível federal.
O objetivo do artigo foi apresentar e discutir o papel de Sarah Couto Cesar, primeira diretora-geral do Cenesp, e de Olívia da Silva Pereira, assessora do órgão, na constituição da Educação Especial brasileira. Para isso, as autoras utilizaram a metodologia da História Oral, a partir da realização de entrevistas com a própria Sarah Couto César (falecida no ano de 2021, vítima da COVID 19), Rosana Glat e Ilza Maria Ferreira Pinto.
Segundo as autoras, Márcia Denise Pletsch, Getsemane de Freitas Batista e Leila Lopes de Avila, o papel pioneiro das duas personagens da Educação Especial no Brasil envolveu a formação de recursos humanos, a participação em projetos de pesquisa, a escrita de artigos, a gestão pública da Educação Especial, projetos institucionais e a elaboração de diretrizes políticas.
Artigo disponível em:
Português: https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/67575/35039
English: https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/67575/35040