Alice Descoeudres fez formação em pedagogia na Ecole secondaire de jeunes filles na cidade de Genebra, diplomando-se em 1895. Autodidata, realizou estágios e cursos com pesquisadores de renome na área da psicologia da infância e da psicologia experimental, como Jean-Ovide Decroly (1871-1932), Théodore Flournoy (1894-1920) e Edouard Claparède (1873-1940). Iniciou sua vida profissional dando aulas em escolas particulares de Genebra. Entre os anos de 1908 e 1937, trabalhou no Departamento de Instrução Pública desta cidade, atuando como professora responsável pelas turmas de crianças com atraso escolar de Malagnou (distrito de Genebra). Atuou no Instituto Jean Jacques Rousseau (IJJR) desde a sua fundação, em 1912, até o ano de 1947. No IJJR, foi responsável pela oferta periódica de um curso sobre educação especial e realizou diversas pesquisas sobre o desenvolvimento da inteligência e da linguagem tanto na criança normal como na criança com deficiência intelectual. Foi também assídua colaboradora dos periódicos Archives de Psychologie, L’Educateur e L’Intermédiaire des Educateurs onde publicou os resultados de suas pesquisas sobre a avaliação da inteligência e sobre a linguagem da criança. Em 1916, publicou o livro “L’éducation des enfants anormaux”, obra que foi editada quatro vezes e foi traduzida para sete línguas. Mais tarde, em 1921, publicou “Le development de l’enfant de deux à sept ans”. Em 1948, recebeu o título de doutora honoris causa pela Universidade de Neuchâtel. Além do reconhecimento por sua atuação na educação especial, Alice Descouedres também ficou conhecida por seu engajamento como militante pacifista e socialista. A influência de Alice Descoeudres na educação especial brasileira se deu, sobretudo, a partir da publicação da tradução para a língua portuguesa da terceira edição do seu livro “L’éducation des enfants anormaux”, sob o título “A educação das crianças retardadas”, em 1936. A obra foi publicada pela Sociedade Pestalozzi de Minas Gerais, como parte das iniciativas de Helena Antipoff (1892-1974) para promover a formação e capacitação das professoras de Minas Gerais para a educação das crianças com deficiência. Pode-se observar que as propostas de Descoeudres sobre a necessidade de uma avaliação médica, pedagógica e psicológica da criança com deficiência, sobre o funcionamento das classes especiais, sobre exercícios para a educação dos sentidos e sobre atividades escolares em geral para a criança com deficiência, foram amplamente divulgadas e adotadas por Helena Antipoff tanto em suas aulas na Escola de Aperfeiçoamento de Belo Horizonte, como em sua prática na Sociedade Pestalozzi, no Instituto Médico Pedagógico, no Instituto Pestalozzi e na Fazenda do Rosário, tornando-se assim uma referência para a educação da criança com deficiência em Minas Gerais entre as décadas de 1930 e 1970.
Publicações da autora:
DESCOEUDRES, Alice. Educação das crianças retardadas. Belo Horizonte: Publicação da Sociedade Pestalozzi, 1936.
DESCOEUDRES, Alice. Exploration de quelques tests d’intelligence chez des enfants anormaux et arrières. Archives de Psychologie, 1911, XI, 351-375.
DESCOEUDRES, Alice. L’éducation de l’attention. L’Educateur, 1909, 36-37, 545-547.
DESCOEUDRES, Alice. L’éducation des sens. L’Educateur, 1910, 25, 393-395.
DESCOEUDRES, Alice. Le développment de l’enfant de deux à sept ans. Neuchâtel-Paris: Delachaux & Niestlé, 1921.
DESCOEUDRES, Alice. Les tests Binet-Simon comme mesure du développment des enfants anormaux. Archives de Psychologie, 1915, XV, 225-254.
DESCOEUDRES, Alice. Les tests Binet-Simon pour la mesure de l’intelligence. L’Educateur, 1911, 10, 150-152.
Referências:
ALICE Descoeudres. In: Dictionnaire historique de la Suisse. Disponível em: https://hls-dhs-dss.ch/fr/articles/009016/2006-04-20/
ANTIPOFF, Helena. Prefácio. In: Descoeudres, Alice. Educação das crianças retardadas. Belo Horizonte: Publicação da Sociedade Pestalozzi, 1936. P. I – VIII.
BORGES, Adriana Araújo Pereira. As classes especiais e Helena Antipoff: uma contribuição à história da educação especial no Brasil. Revista brasileira de Educação Especial. Marília. V. 21, n.3, p.345-362, jul-set, 2015. https://doi.org/10.1590/S1413-65382115000300003
CDPHA – Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff (Org.). Coletânea das Obras Escritas de Helena Antipoff, Volume 3: Educação do Excepcional, Belo Horizonte: Imprensa Oficial,1992.
CLEOPAZZO, C. Alice Descoeudres: un humanisme vivant. Etude de la carrière d’une psycho-pédagogue. Mémoire (License en Sciences de l’Education) , Université de Genève, 1996.
HOFSTETTER, Rita; RATCLIFF, Marc; SCHNEUWLY, Bernard. Cent ans de vie: 1912-2012. La Faculté de psychologie et des sciences de l’éducation héritière de l’Institut Rousseau et de l’ère piagétienne.
PERSONNALITÉS marquantes: Alice Descoeudres (1877-1963). In Université de Genéve. Centenaire Institut J-J Rousseau – FPSE. Disponível em https://www.unige.ch/fapse/centenaire/personnes.html
AUTORA:
Erika Lourenço Universidade Federal de Minas Gerais
ALICE DESCOEUDRES
Alice Descoeudres fez formação em pedagogia na Ecole secondaire de jeunes filles na cidade de Genebra, diplomando-se em 1895. Autodidata, realizou estágios e cursos com pesquisadores de renome na área da psicologia da infância e da psicologia experimental, como Jean-Ovide Decroly (1871-1932), Théodore Flournoy (1894-1920) e Edouard Claparède (1873-1940). Iniciou sua vida profissional dando aulas em escolas particulares de Genebra. Entre os anos de 1908 e 1937, trabalhou no Departamento de Instrução Pública desta cidade, atuando como professora responsável pelas turmas de crianças com atraso escolar de Malagnou (distrito de Genebra). Atuou no Instituto Jean Jacques Rousseau (IJJR) desde a sua fundação, em 1912, até o ano de 1947. No IJJR, foi responsável pela oferta periódica de um curso sobre educação especial e realizou diversas pesquisas sobre o desenvolvimento da inteligência e da linguagem tanto na criança normal como na criança com deficiência intelectual. Foi também assídua colaboradora dos periódicos Archives de Psychologie, L’Educateur e L’Intermédiaire des Educateurs onde publicou os resultados de suas pesquisas sobre a avaliação da inteligência e sobre a linguagem da criança. Em 1916, publicou o livro “L’éducation des enfants anormaux”, obra que foi editada quatro vezes e foi traduzida para sete línguas. Mais tarde, em 1921, publicou “Le development de l’enfant de deux à sept ans”. Em 1948, recebeu o título de doutora honoris causa pela Universidade de Neuchâtel. Além do reconhecimento por sua atuação na educação especial, Alice Descouedres também ficou conhecida por seu engajamento como militante pacifista e socialista. A influência de Alice Descoeudres na educação especial brasileira se deu, sobretudo, a partir da publicação da tradução para a língua portuguesa da terceira edição do seu livro “L’éducation des enfants anormaux”, sob o título “A educação das crianças retardadas”, em 1936. A obra foi publicada pela Sociedade Pestalozzi de Minas Gerais, como parte das iniciativas de Helena Antipoff (1892-1974) para promover a formação e capacitação das professoras de Minas Gerais para a educação das crianças com deficiência. Pode-se observar que as propostas de Descoeudres sobre a necessidade de uma avaliação médica, pedagógica e psicológica da criança com deficiência, sobre o funcionamento das classes especiais, sobre exercícios para a educação dos sentidos e sobre atividades escolares em geral para a criança com deficiência, foram amplamente divulgadas e adotadas por Helena Antipoff tanto em suas aulas na Escola de Aperfeiçoamento de Belo Horizonte, como em sua prática na Sociedade Pestalozzi, no Instituto Médico Pedagógico, no Instituto Pestalozzi e na Fazenda do Rosário, tornando-se assim uma referência para a educação da criança com deficiência em Minas Gerais entre as décadas de 1930 e 1970.
Publicações da autora:
DESCOEUDRES, Alice. Educação das crianças retardadas. Belo Horizonte: Publicação da Sociedade Pestalozzi, 1936.
DESCOEUDRES, Alice. Exploration de quelques tests d’intelligence chez des enfants anormaux et arrières. Archives de Psychologie, 1911, XI, 351-375.
DESCOEUDRES, Alice. L’éducation de l’attention. L’Educateur, 1909, 36-37, 545-547.
DESCOEUDRES, Alice. L’éducation des enfants anormaux. Neuchâtel-Paris: Delachaux & Niestlé, 1916.
DESCOEUDRES, Alice. L’éducation des sens. L’Educateur, 1910, 25, 393-395.
DESCOEUDRES, Alice. Le développment de l’enfant de deux à sept ans. Neuchâtel-Paris: Delachaux & Niestlé, 1921.
DESCOEUDRES, Alice. Les tests Binet-Simon comme mesure du développment des enfants anormaux. Archives de Psychologie, 1915, XV, 225-254.
DESCOEUDRES, Alice. Les tests Binet-Simon pour la mesure de l’intelligence. L’Educateur, 1911, 10, 150-152.
Referências:
ALICE Descoeudres. In: Dictionnaire historique de la Suisse. Disponível em: https://hls-dhs-dss.ch/fr/articles/009016/2006-04-20/
ANTIPOFF, Helena. Prefácio. In: Descoeudres, Alice. Educação das crianças retardadas. Belo Horizonte: Publicação da Sociedade Pestalozzi, 1936. P. I – VIII.
BORGES, Adriana Araújo Pereira. As classes especiais e Helena Antipoff: uma contribuição à história da educação especial no Brasil. Revista brasileira de Educação Especial. Marília. V. 21, n.3, p.345-362, jul-set, 2015. https://doi.org/10.1590/S1413-65382115000300003
CDPHA – Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff (Org.). Coletânea das Obras Escritas de Helena Antipoff, Volume 3: Educação do Excepcional, Belo Horizonte: Imprensa Oficial,1992.
CLEOPAZZO, C. Alice Descoeudres: un humanisme vivant. Etude de la carrière d’une psycho-pédagogue. Mémoire (License en Sciences de l’Education) , Université de Genève, 1996.
HOFSTETTER, Rita; RATCLIFF, Marc; SCHNEUWLY, Bernard. Cent ans de vie: 1912-2012. La Faculté de psychologie et des sciences de l’éducation héritière de l’Institut Rousseau et de l’ère piagétienne.
PERSONNALITÉS marquantes: Alice Descoeudres (1877-1963). In Université de Genéve. Centenaire Institut J-J Rousseau – FPSE. Disponível em https://www.unige.ch/fapse/centenaire/personnes.html
AUTORA:
Erika Lourenço
Universidade Federal de Minas Gerais