ProduçõesArtigoA promessa do mestre: a psicometria como ferramenta essencial para o desenvolvimento de práticas educativas e para a construção de uma pedagogia clínica experimental
A promessa do mestre: a psicometria como ferramenta essencial para o desenvolvimento de práticas educativas e para a construção de uma pedagogia clínica experimental
9 de fevereiro de 2023
Por: liaconstantinoc@gmail.com
Autoras: Carolina Silva Bandeira de Melo Universidade Federal de Viçosa Laurent Gutierrez Université Paris Nanterre (Paris)
O artigo apresenta as contribuições de um psiquiatra infantil francês cuja obra, apesar de pouco conhecida, é fundamental para compreender o conceito de anormalidade que vigorou durante a primeira metade do século XX. Théodore Simon é lembrado pelo desenvolvimento dos testes de inteligência junto com Alfred Binet, mas desenvolveu outros trabalhos importantes. Carolina Bandeira de Melo e Laurent Gutierrez lembram que Simon foi considerado um dos melhores especialistas franceses na educação das crianças consideradas atrasadas na década de 1920. No ano de 1929, Simon esteve no Brasil a convite do governo do estado de Minas Gerais. Embora a educação de “crianças normais” tenha sido o tema principal desenvolvido por Théodore Simon no contexto de seus cursos e conferências em Belo Horizonte, ele também apresentou instrumentos originalmente concebidos para estabelecer um diagnóstico de deficiência mental (termo usado na época). A relação entre psicometria e Educação Especial, que se estabeleceu naquele período, persiste atualmente, tendo em vista que os testes de inteligência foram e continuam sendo usados no diagnóstico dessa deficiência. Em Belo Horizonte, Simon trabalhou com Helena Antipoff, que havia conhecido em 1911, em Paris. Portanto, o texto discute uma das bases sobre a qual o campo da Educação Especial vai se constituindo no Brasil: a definição de público, relacionada ao diagnóstico.
A promessa do mestre: a psicometria como ferramenta essencial para o desenvolvimento de práticas educativas e para a construção de uma pedagogia clínica experimental
Autoras:
Carolina Silva Bandeira de Melo
Universidade Federal de Viçosa
Laurent Gutierrez
Université Paris Nanterre (Paris)
O artigo apresenta as contribuições de um psiquiatra infantil francês cuja obra, apesar de pouco conhecida, é fundamental para compreender o conceito de anormalidade que vigorou durante a primeira metade do século XX. Théodore Simon é lembrado pelo desenvolvimento dos testes de inteligência junto com Alfred Binet, mas desenvolveu outros trabalhos importantes.
Carolina Bandeira de Melo e Laurent Gutierrez lembram que Simon foi considerado um dos melhores especialistas franceses na educação das crianças consideradas atrasadas na década de 1920. No ano de 1929, Simon esteve no Brasil a convite do governo do estado de Minas Gerais. Embora a educação de “crianças normais” tenha sido o tema principal desenvolvido por Théodore Simon no contexto de seus cursos e conferências em Belo Horizonte, ele também apresentou instrumentos originalmente concebidos para estabelecer um diagnóstico de deficiência mental (termo usado na época).
A relação entre psicometria e Educação Especial, que se estabeleceu naquele período, persiste atualmente, tendo em vista que os testes de inteligência foram e continuam sendo usados no diagnóstico dessa deficiência. Em Belo Horizonte, Simon trabalhou com Helena Antipoff, que havia conhecido em 1911, em Paris. Portanto, o texto discute uma das bases sobre a qual o campo da Educação Especial vai se constituindo no Brasil: a definição de público, relacionada ao diagnóstico.
Artigo disponível em:
Português: https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/67571/35034
Français: https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/67571/35033