You are currently here!
  • Home
  • Produções Artigo A criança anormal e as propostas de educação escolar na imprensa mineira (1930-1940)

A criança anormal e as propostas de educação escolar na imprensa mineira (1930-1940)

14 de setembro de 2022 Por: Bárbara Matoso

Raquel Martins de Assis
Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.
Cristina Rodrigues de Oliveira
Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.
Erika Lourenço
Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.

RESUMO

O artigo apresenta pesquisa sobre o conceito de criança anormal divulgado em um conjunto de artigos publicados na Revista do Ensino de Minas Gerais, na década de 1930. Foram levantados artigos que expressam como a criança anormal era compreendida pelos contemporâneos daquela época. Da análise dos textos, emergiram duas categorias: classificação das crianças anormais, suas características e explicações causais da anormalidade; o papel da escola na educação das crianças anormais. Utilizamos contribuições da história conceitual de Koselleck, segundo a qual conceitos expressam aspectos da experiência e da dimensão teórica de sujeitos em contextos e tempos históricos específicos. A pesquisa demonstrou que a articulação desse conceito incluía concepções fundamentadas nos debates sobre ambiente e hereditariedade, nos saberes elaborados pela psicologia e na discussão sobre o papel da escola e a educação das novas gerações.

PALAVRAS-CHAVE: educação especial; deficiência; história da psicologia

LINK PARA ACESSO DO ARTIGO COMPLETO.

Skip to content