You are currently here!
  • Home
  • Produções Artigo A Campanha Nacional de Educação dos Cegos: uma leitura a partir da imprensa jornalística dos anos 1960 e 1970

A Campanha Nacional de Educação dos Cegos: uma leitura a partir da imprensa jornalística dos anos 1960 e 1970

23 de agosto de 2022 Por: Bárbara Matoso

Fernanda Luí­sa de Miranda Cardoso
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes, RJ
Silvia Alicia Martínez
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Resumo

Busca-se, neste artigo, compreender as linhas de ação e o funcionamento da Campanha Nacional para Educação dos Cegos, durante as décadas de 1960 e 1970. Essa campanha integrava um ‘modelo campanhista de política social’, subordinada ao Ministério da Educação e Cultura, e atuava em linhas de ação que envolviam a difusão do livro didático; o ensino de braile no Curso Normal; a qualificação de cegos para atividades industriais; a assistência financeira; e o convênio com a Campanha Nacional de Educação Rural. A imprensa jornalística é priorizada como fonte pelas peculiaridades não proporcionadas por outras fontes ‘como a riqueza de debates, anseios e utopias dos projetos educativos’.


Skip to content