ProduçõesTeses e DissertaçõesCONTRIBUIÇÃO DE PIONEIRAS NA EDUCAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA EM MATO GROSSO DO SUL (1980-2000)
CONTRIBUIÇÃO DE PIONEIRAS NA EDUCAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA EM MATO GROSSO DO SUL (1980-2000)
7 de junho de 2023
Por: liaconstantinoc@gmail.com
AUTORA: Roseli Simões Leal Gonzalez
RESUMO A presente dissertação teve como objetivo central pesquisar a contribuição de pioneiras na educação de pessoas com deficiência auditiva em Mato Grosso do Sul, no período entre 1980 e 2000, centrando-se na história e implicações de seus trabalhos na Educação Especial. Confrontou-se com a realidade vivenciada, a partir de uma história de luta pelos direitos, evidenciada pela trajetória e relatos das pesquisadas. A perspectiva adotada para análise foi uma abordagem histórica, como forma de resgatar a memória e a trajetória da Educação Especial em Mato Grosso do Sul, estimuladas pela atuação das educadoras que atuaram na educação da pessoa com deficiência auditiva no período. A pesquisa buscou em primeiro momento fontes de dados pela revisão da literatura e, no segundo momento teve como sujeitos abordados 04 educadoras pioneiras da educação especial em Mato Grosso do Sul. Após contato preliminar com as educadoras, foi efetivada a entrevista com encaminhamento às participantes das perguntas para coleta de dados adicionais e relevantes. O motivo que justificou a escolha do tema foi a experiência na área, especificamente no atendimento à pessoa com deficiência auditiva em instituição educacional especial, que permitiu entender a necessidade de refletir sobre o movimento de luta pelo direito à educação da pessoa com deficiência, colaborando com o Portal Pioneiros da Educação Especial no Brasil: Instituições, Personagens e Práticas, projeto financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Assim, o projeto “Pioneiros” e a pesquisa proposta pretenderam destacar de forma mais abrangente os principais marcos e contribuições que configuraram esse campo educacional. Problematizou-se o discurso corrente em saber qual foi a contribuição das educadoras na Educação Especial de pessoas com deficiência auditiva em Mato Grosso do Sul no período correspondente entre as décadas de 1980 e 2000. Como essa atuação e as respectivas trajetórias docentes ajudam a compreender e explicar a história da Educação Especial das pessoas com deficiência auditiva no estado? Quais as contribuições dessas educadoras para a constituição e a institucionalização do campo da Educação Especial no cenário educacional sul-mato-grossense, especificamente na educação de pessoas com deficiência auditiva? Os resultados obtidos indicaram que o trabalho possibilitou retomar processos que vem sendo construídos numa perspectiva de direitos educacionais e sociais da pessoa com deficiência auditiva no contexto de um atendimento especializado com a proposição de Educação Especial, constituindo-se em novas perspectivas para enfrentar desafios impostos na educação desse público. Concluiu-se, de acordo com as narrativas, que as pioneiras tiveram papel fundamental por terem atuado, em sua trajetória histórica, estabelecendo uma relação intrínseca do espaço que existia para a educação da pessoa com deficiência auditiva, que incialmente era de invisibilidade, e percorreu ao longo tempo uma trajetória nas políticas públicas e na sociedade até a visibilidade linguística e social nos cenários sul-mato-grossense e brasileiro. Palavras-Chaves:Memória da Educação Especial. Pessoa com Deficiência Auditiva. Trajetória Docente.
CONTRIBUIÇÃO DE PIONEIRAS NA EDUCAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA EM MATO GROSSO DO SUL (1980-2000)
AUTORA: Roseli Simões Leal Gonzalez
RESUMO
A presente dissertação teve como objetivo central pesquisar a contribuição de pioneiras na
educação de pessoas com deficiência auditiva em Mato Grosso do Sul, no período entre 1980
e 2000, centrando-se na história e implicações de seus trabalhos na Educação Especial.
Confrontou-se com a realidade vivenciada, a partir de uma história de luta pelos direitos,
evidenciada pela trajetória e relatos das pesquisadas. A perspectiva adotada para análise foi
uma abordagem histórica, como forma de resgatar a memória e a trajetória da Educação
Especial em Mato Grosso do Sul, estimuladas pela atuação das educadoras que atuaram na
educação da pessoa com deficiência auditiva no período. A pesquisa buscou em primeiro
momento fontes de dados pela revisão da literatura e, no segundo momento teve como
sujeitos abordados 04 educadoras pioneiras da educação especial em Mato Grosso do Sul.
Após contato preliminar com as educadoras, foi efetivada a entrevista com encaminhamento
às participantes das perguntas para coleta de dados adicionais e relevantes. O motivo que
justificou a escolha do tema foi a experiência na área, especificamente no atendimento à
pessoa com deficiência auditiva em instituição educacional especial, que permitiu entender a
necessidade de refletir sobre o movimento de luta pelo direito à educação da pessoa com
deficiência, colaborando com o Portal Pioneiros da Educação Especial no Brasil: Instituições,
Personagens e Práticas, projeto financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento
Científico e Tecnológico (CNPq). Assim, o projeto “Pioneiros” e a pesquisa proposta
pretenderam destacar de forma mais abrangente os principais marcos e contribuições que
configuraram esse campo educacional. Problematizou-se o discurso corrente em saber qual foi
a contribuição das educadoras na Educação Especial de pessoas com deficiência auditiva em
Mato Grosso do Sul no período correspondente entre as décadas de 1980 e 2000. Como essa
atuação e as respectivas trajetórias docentes ajudam a compreender e explicar a história da
Educação Especial das pessoas com deficiência auditiva no estado? Quais as contribuições
dessas educadoras para a constituição e a institucionalização do campo da Educação Especial
no cenário educacional sul-mato-grossense, especificamente na educação de pessoas com
deficiência auditiva? Os resultados obtidos indicaram que o trabalho possibilitou retomar
processos que vem sendo construídos numa perspectiva de direitos educacionais e sociais da
pessoa com deficiência auditiva no contexto de um atendimento especializado com a
proposição de Educação Especial, constituindo-se em novas perspectivas para enfrentar
desafios impostos na educação desse público. Concluiu-se, de acordo com as narrativas, que
as pioneiras tiveram papel fundamental por terem atuado, em sua trajetória histórica,
estabelecendo uma relação intrínseca do espaço que existia para a educação da pessoa com
deficiência auditiva, que incialmente era de invisibilidade, e percorreu ao longo tempo uma
trajetória nas políticas públicas e na sociedade até a visibilidade linguística e social nos
cenários sul-mato-grossense e brasileiro.
Palavras-Chaves: Memória da Educação Especial. Pessoa com Deficiência Auditiva.
Trajetória Docente.