ProduçõesArtigoDocumento – Helena Antipoff e a educação social na Rússia após a revolução dos bolcheviques
Documento – Helena Antipoff e a educação social na Rússia após a revolução dos bolcheviques
21 de março de 2023
Por: liaconstantinoc@gmail.com
Autores: Regina Helena de Freitas Campos Universidade Federal de Minas Gerais Sérgio Faleiro Farnese Universidade Federal de Minas Gerais
O artigo de Regina Helena de Freitas Campos e Sérgio Faleiro Farnese reproduz e analisa um documento original, o artigo “L’expérience russe – L’éducation sociale des enfants”, que foi escrito pela psicóloga e educadora russo-brasileira Helena Antipoff (1892- 1974) e publicado na revista La Semaine Littéraire, em Genebra, em 1924. Trata-se de documento expressivo, original, uma espécie de documento-monumento, no sentido proposto por Zumthor (1960), peça histórica única, testemunho de uma época e de ações humanas empreendidas em um determinado contexto com sentido propositivo, destinado a se tornar um clássico para a posteridade. Os autores analisaram esta peça histórica única considerando o contexto de Helena Antipoff e sua trajetória como psicóloga e educadora e de sua correspondência com o médico-psicólogo Édouard Claparède (1876-1940), fundador do Instituto Jean Jacques Rousseau em Genebra, primeira escola de nível superior destinada especificamente ao ensino e à pesquisa em ciências da educação a ser instalada na Europa (Hofstetter, 2012) e referência importante no trabalho da autora na Rússia, Suíça e Brasil.
Documento – Helena Antipoff e a educação social na Rússia após a revolução dos bolcheviques
Autores:
Regina Helena de Freitas Campos
Universidade Federal de Minas Gerais
Sérgio Faleiro Farnese
Universidade Federal de Minas Gerais
O artigo de Regina Helena de Freitas Campos e Sérgio Faleiro Farnese reproduz e analisa um documento original, o artigo “L’expérience russe – L’éducation sociale des enfants”, que foi escrito pela psicóloga e educadora russo-brasileira Helena Antipoff (1892- 1974) e publicado na revista La Semaine Littéraire, em Genebra, em 1924. Trata-se de documento expressivo, original, uma espécie de documento-monumento, no sentido proposto por Zumthor (1960), peça histórica única, testemunho de uma época e de ações humanas empreendidas em um determinado contexto com sentido propositivo, destinado a se tornar um clássico para a posteridade.
Os autores analisaram esta peça histórica única considerando o contexto de Helena Antipoff e sua trajetória como psicóloga e educadora e de sua correspondência com o médico-psicólogo Édouard Claparède (1876-1940), fundador do Instituto Jean Jacques Rousseau em Genebra, primeira escola de nível superior destinada especificamente ao ensino e à pesquisa em ciências da educação a ser instalada na Europa (Hofstetter, 2012) e referência importante no trabalho da autora na Rússia, Suíça e Brasil.
Artigo disponível em:
https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/67556/35009