ProduçõesArtigoHistória e memória da educação especial em Mato Grosso do Sul: constituição, trilhas e serviços
História e memória da educação especial em Mato Grosso do Sul: constituição, trilhas e serviços
16 de fevereiro de 2023
Por: liaconstantinoc@gmail.com
Autoras: Celi Corrêa Neres Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Janaina de Jesus Fernandes Belato Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul Nesdete Mesquita Corrêa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
O artigo de Celi Corrêa Neres, Janaina de Jesus Fernandes Belato e Nesdete Mesquita Corrêa, discute a constituição dos atendimentos e serviços da Educação Especial no Mato Grosso do Sul (MS). Criado em 1977, o estado possui uma história recente que nos faz perguntar sobre como as suas instituições se organizaram para esse fim. A partir de depoimentos de duas professoras pioneiras na gestão da Educação Especial na Secretaria de Estado de Educação de MS (1980 a 1987), as autoras apontaram que os atendimentos da educação especial nesse estado se deram por meio de instituições especializadas, algumas delas criadas ainda antes da divisão do estado de Mato Grosso (MT) e criação de MS, de cunho assistencialista e com forte apelo para a formação para o trabalho. Os serviços se constituíram sob a influência de profissionais das áreas da medicina e da psicologia, como também por educadores que defendiam as pautas de pessoas com deficiências.
História e memória da educação especial em Mato Grosso do Sul: constituição, trilhas e serviços
Autoras:
Celi Corrêa Neres
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Janaina de Jesus Fernandes Belato
Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul
Nesdete Mesquita Corrêa
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
O artigo de Celi Corrêa Neres, Janaina de Jesus Fernandes Belato e Nesdete Mesquita Corrêa, discute a constituição dos atendimentos e serviços da Educação Especial no Mato Grosso do Sul (MS).
Criado em 1977, o estado possui uma história recente que nos faz perguntar sobre como as suas instituições se organizaram para esse fim. A partir de depoimentos de duas professoras pioneiras na gestão da Educação Especial na Secretaria de Estado de Educação de MS (1980 a 1987), as autoras apontaram que os atendimentos da educação especial nesse estado se deram por meio de instituições especializadas, algumas delas criadas ainda antes da divisão do estado de Mato Grosso (MT) e criação de MS, de cunho assistencialista e com forte apelo para a formação para o trabalho.
Os serviços se constituíram sob a influência de profissionais das áreas da medicina e da psicologia, como também por educadores que defendiam as pautas de pessoas com deficiências.
Artigo disponível em:
Português: https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/67577/35043
English: https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/67577/35044