ProduçõesArtigoDorina de Gouvêa Nowill: uma intelectual transfronteiriça na educação dos cegos
Dorina de Gouvêa Nowill: uma intelectual transfronteiriça na educação dos cegos
15 de fevereiro de 2023
Por: liaconstantinoc@gmail.com
Autoras: Fernanda Luísa de Miranda Cardoso Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro Silvia Alicia Martínez Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
A educação das pessoas cegas no Brasil é tema do sexto artigo do dossiê. O ativismo de Dorina de Gouvêa Nowill é reconhecido no artigo escrito por Fernanda Luísa de Miranda Cardoso e Silvia Alicia Martínez. Depois de ter perdido a visão aos 17 anos, Dorina dedicouse à educação destas pessoas, não se limitando à sala de aula. Nos Estados Unidos, Dorina tomou conhecimento sobre a integração social da pessoa cega, o que, segundo as autoras, influenciou a construção do seu pensamento e o direcionamento de sua prática profissional. A centralidade de seu nome na História da Educação Especial no Brasil é inegável. O artigo esclarece o porquê desse lugar central. Ela assumiu diferentes frentes de trabalho, a partir de seu lugar de fala, como mulher cega.
Dorina de Gouvêa Nowill: uma intelectual transfronteiriça na educação dos cegos
Autoras:
Fernanda Luísa de Miranda Cardoso
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Silvia Alicia Martínez
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
A educação das pessoas cegas no Brasil é tema do sexto artigo do dossiê. O ativismo de Dorina de Gouvêa Nowill é reconhecido no artigo escrito por Fernanda Luísa de Miranda Cardoso e Silvia Alicia Martínez.
Depois de ter perdido a visão aos 17 anos, Dorina dedicouse à educação destas pessoas, não se limitando à sala de aula. Nos Estados Unidos, Dorina tomou conhecimento sobre a integração social da pessoa cega, o que, segundo as autoras, influenciou a construção do seu pensamento e o direcionamento de sua prática profissional. A centralidade de seu nome na História da Educação Especial no Brasil é inegável.
O artigo esclarece o porquê desse lugar central. Ela assumiu diferentes frentes de trabalho, a partir de seu lugar de fala, como mulher cega.
Artigo disponível em:
Português: https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/67576/35041
English: https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/67576/35042