Esse dicionário é parte de um projeto denominado Portal Pioneiros da Educação Especial no Brasil: Instituições, Personagens e Práticas, projeto de pesquisa em rede que articula pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, da Universidade Federal Fluminense e da Universidade Federal de Roraima. Conta ainda, com a colaboração de vários outros/as colegas pesquisadores/as de outras universidades brasileiras, interessados/as na História da Educação Especial.
A proposta é recuperar e descrever as práticas do campo da Educação Especial no Brasil, a fim de organizá-las na forma de verbetes, definindo-as e caracterizando-as.
Os critérios para fazer parte do dicionário de práticas são:
Práticas ligadas ao campo da Educação Especial, prioritariamente de caráter pedagógico, práticas clínicas na sua interlocução com a educação, práticas associadas ao uso de equipamentos ou de tecnologia assistiva para alunos com deficiência.
Tamanho médio do texto: 1000 palavras; Formatação: espaço de 1,5 entre linhas, Times New Roman, justificado; Usar linguagem clara e objetiva, evitando frases indiretas e negativas; Evitar notas, adjetivos e a escrita de textos laudatórios; Usar regras da ABNT. Referências não contam no total de palavras.
Sequência das informações no texto:
Nome, seguido de sobrenome [centralizado]
Nome completo do autor do verbete [alinhado à direita]
Afiliação institucional do autor [alinhado à direita]
Palavras-chave [alinhadas à esquerda]
Um parágrafo com informação sintética sobre a prática e, se possível a indicação dos anos ou época em que essa foi utilizada e em qual contexto (escola, hospital, clínica etc.)
Um ou dois parágrafos dedicados a caracterizar a prática, definindo o público ao qual se dirigia, os equipamentos ou materiais necessários e a formação de profissional para utilizar a prática.
Um parágrafo indicando possíveis ganhos ou perdas do público-alvo da Educação Especial que foi submetido à essa prática específica.
Indicação de publicações de interesse sobre a prática: máximo de 10
Devem ser apresentadas de modo completo ao final do texto, em ordem alfabética, obedecendo às normas atualizadas da ABNT, além das referências utilizadas para compor o verbete.
Imagens
Solicitamos fotos, desenhos, ou outro tipo de imagem que possa corresponder à prática descrita no verbete, se possível. É necessário que a imagem seja de domínio público. A imagem deve conter a referência de onde foi retirada e uma descrição sucinta para a acessibilidade de pessoas cegas.
Notas
As notas de rodapé não serão permitidas.
Revisão gramatical e de normas técnicas: obrigatória
Os textos submetidos à avaliação devem ter seu encaminhamento à equipe precedido necessariamente por rigorosa e minuciosa revisão gramatical e de normas técnicas, sob pena de inviabilizar a publicação.
Desde já, agradecemos e esperamos contar com sua valiosa contribuição. Com respeito e admiração,
Equipe do projeto Portal Pioneiros da Educação Especial no Brasil