You are currently here!
  • Home
  • Orientações: Verbete para o Dicionário de Personagens da Educação Especial no Brasil

Orientações: Verbete para o Dicionário de Personagens da Educação Especial no Brasil

Esse dicionário é parte de um projeto denominado Portal Pioneiros da Educação Especial no Brasil:  Instituições, Personagens e Práticas, projeto de pesquisa em rede que articula pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, da Universidade Federal Fluminense e da Universidade Federal de Roraima. Conta ainda, com a colaboração de vários outros/as colegas pesquisadores/as de outras universidades brasileiras, interessados/as na História da Educação Especial.

A proposta é registrar o nome e o pioneirismo de pessoas que se dedicaram ao campo da Educação Especial no Brasil, sendo desbravadores/as, propondo políticas, organizando práticas, criando instituições, influenciando pessoas e formando pessoal qualificado para o trabalho na referida área.

Os critérios para fazer parte do dicionário de personagens são:

AUTORES, PESQUISADORES, PROFESSORES, PROFISSIONAIS, BRASILEIROS OU ESTRANGEIROS, RELEVANTES NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL EM FUNÇÃO DE:

a) publicações de impacto na área;

b) atuação pioneira na formação de pessoal

c) atuação destacada na criação e no desenvolvimento de instituições importantes na área

d) importância na abertura de novos campos de atuação para a educação especial

e) atuação consistente e original na pesquisa e produção intelectual, dando-se preferência a pessoas que atendam mais de um desses critérios

Normas

Tamanho médio do texto: 1000 palavras; Formatação: espaço de 1,5 entre linhas, Times New Roman, justificado; Usar linguagem clara e objetiva, evitando frases indiretas e negativas; Evitar notas, adjetivos e a escrita de textos laudatórios; Usar regras da ABNT. Referências não contam no total de palavras.

Sequência das informações no texto:

Nome, seguido de sobrenome [centralizado]

Nome completo do autor do verbete [alinhado à direita]

Afiliação institucional do autor  [alinhado à direita]

Palavras-chave [alinhadas à esquerda]

Área de atuação e/ou afiliação teórica (ex. psicologia, fonoaudiologia, medicina, pedagogia);

Locais e se possível, datas exatas de nascimento e de falecimento [alinhados à esquerda]

Um parágrafo com informação sintética sobre a formação acadêmica e, se possível a indicação dos anos em que estudou nas diferentes instituições e a titulação obtida;

Um ou dois parágrafos dedicados a apresentar a carreira profissional e acadêmica do autor, mencionando instituições, locais e principais publicações (artigos e/ou livros

Um parágrafo indicando claramente a contribuição da pessoa para a Educação Especial no Brasil (evitar o uso de adjetivos e superlativos e as especificidades da contribuição ao campo: fundação de revistas, de organizações profissionais, direção de instituições, desenvolvimento de técnicas (ex. testes), formação de pessoal etc.

Publicações do biografado: no máximo 10

Devem ser apresentadas de modo completo ao final do texto, em ordem alfabética, obedecendo às normas atualizadas da ABNT.

Imagens

Solicitamos fotos, desenhos, ou outro tipo de imagem que possa corresponder ao personagem. É necessário enviar a descrição da imagem, para garantir a acessibilidade das pessoas cegas. É necessário que a imagem seja de domínio público, ou autorizada pela pessoa, ou por um familiar

Notas

As notas de rodapé não serão permitidas.

Revisão gramatical e de normas técnicas: obrigatória

Os textos submetidos à avaliação devem ter seu encaminhamento à equipe precedido necessariamente por rigorosa e minuciosa revisão gramatical e de normas técnicas, sob pena de inviabilizar a publicação.

Desde já, agradecemos e esperamos contar com sua valiosa contribuição. Com respeito e admiração,

Equipe do projeto Portal Pioneiros da Educação Especial no Brasil

Skip to content