A Educação Especial é um campo de conhecimento estabelecido pela ação humana. Diferentes pessoas atuaram em diversas localidades no Brasil, criando instituições, inventando ou redesenhando práticas de educação. A partir dessa constatação, foi reunido um grupo de pesquisadores interessados na História da Educação Especial.
O material aqui apresentado na forma de verbetes é fruto de uma pesquisa realizada por profissionais da Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Universidade Estadual do Norte Fluminense e Universidade Federal de Roraima.
Contou ainda, com a colaboração de vários colegas de outros estados que contribuíram com verbetes sobre personagens, instituições e práticas da Educação Especial. Esperamos que os dicionários aqui apresentados: Dicionário dos Personagens, Dicionário das Instituições e Dicionário das Práticas de Educação Especial, possam auxiliar pesquisadores, estudantes e interessados a compreender a importância dos Estudos sobre a Deficiência no contexto brasileiro.